Por que as mudanças climáticas são uma ameaça à saúde pública?

Por que as mudanças climáticas são uma ameaça à saúde pública?

Por que as mudanças climáticas são uma ameaça à saúde pública?

As relações entre as mudanças climáticas e a saúde pública estão cada vez mais claras para os cientistas. Mas, na contramão do ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar”, os governos mundiais ainda não acordaram para a urgência da questão.

Uma nova pesquisa lançada pela prestigiada revista científica The Lancet alerta que a mudança climática antropogênica — aquela provocada por atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis e desmatamento — ameaça minar os últimos 50 anos de ganhos na saúde pública mundial.

A pesquisa mostra a influência das mudanças climáticas em um amplo espectro de questões, que incluem desde os impactos de eventos climáticos extremos, inundações, ondas de calor, aumento da propagação de doenças infecciosas, taxas crescentes de subnutrição e desnutrição, até impactos econômicos mais amplos, como redução da capacidade de trabalho e migração involuntária.

Os resultados também mostram que os efeitos são sentidos desproporcionalmente pelas comunidades menos responsáveis pelas mudanças climáticas e pelos mais vulneráveis da sociedade. Confira abaixo os principais resultados do relatório “The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change”.

O impacto das mudanças climáticas sobre a saúde pública no mundo

Vulneráveis

Entre 2000 e 2016, o número de pessoas vulneráveis (acima de 65 anos) expostas a eventos de ondas de calor extremas aumentou em 125 milhões.

Mortes prematuras

Mais de 803.000 mortes prematuras em 2015 foram associdas à poluição do ar em 21 países por queima de combustíveis fósseis.

Propagação da dengue

A capacidade vetorial para a transmissão da dengue aumentou 9,4% (Aedes aegypti) e 11,1% (Aedes albopictus) desde a década de 1950. Um mundo mais quente irá agravar a propagação da doença, que já gera de 50 milhões a 100 milhões de casos graves ao ano.

Insegurança alimentar

Os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de culturas incluem uma queda de 6% na produtividade global do trigo e um declínio de 10% nas safras de arroz para cada aumento adicional de 1°C na temperatura global.

Efeitos no trabalho

As mudanças climáticas estão por trás da queda de 5,3% na produtividade do trabalho rural estimada globalmente desde 2000.

Adaptação

Entre 2003 e 2017, apenas 0,96% do financiamento total para adaptação às mudanças climáticas para países em desenvolvimento, através dos mecanismos de financiamento global, foi dedicado ao setor de saúde.

Refugiados climáticos

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentarão a necessidade de migrar dentro dos próximos 90 anos devido ao aumento do nível do mar.

FONTE: Revista EXAME e The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tecnoplus www.tecnoplusambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×